v Experimente a Alimentação Ayurvédica - INTEGRALITÁ.COM

Experimente a Alimentação Ayurvédica


Alimentos: Os aliados mais importantes da Medicina Ayurvédica.




Medicina Ayurvédica (ou Aiurvédica) é utilizada, seguida, praticada na Índia a milênios. Ayurveda (ou Aiurveda) quer dizer Ciência da Cura



Muito conhecida aqui no ocidente também como Medicina Integral ou Integrativa, porque envolve o todo ou o holo, que praticamos na Holística: autoconhecimento, meditação, yoga, alimentação... É tão rica que com certeza renderá muitos artigos em todas as seções do Espaço Integralitá por muitos e muitos anos. 

Aliás
 vem da Medicina Integrativa o nome deste Espaço de Orientação Holística.


Hoje vou dar umas dicas, fazendo uma introdução bem superficial no conceito da Alimentação Ayurvédica

Os aliados mais importantes da Medicina Ayurvédica
são os alimentos.



É muito importante que o trânsito intestinal esteja desbloqueado à noite, pois enquanto dormimos, nosso corpo aproveita para fazer uma faxina nas toxinas e joga esse lixo todo no intestino. A Alimentação Ayurvédica valoriza muito o cuidado com o intestino e os rins, órgãos responsáveis por eliminar toxinas.

Um hábito eficaz para deixar o intestino limpinho após esta eliminação é tomar um copo de água morna com algumas gotas de limão pela manhã ao levantar.

Outras dicas com hábitos que qualquer pessoa pode adotar:
  • Uma dica muito fácil: a quantidade perfeita a ingerir nas principais refeições deve caber nas suas duas mãos em concha.
  • Faça as refeições sempre nos mesmos horários.
  • Quando fizer compras de frutas, verduras e legumes, compre os frutos da estação; se tiver opção, compre produtos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos.




  • Desintoxique-se um dia por semana (segunda-feira é ótimo por causa dos excessos do sábado e domingo). Isso pode ser feito ingerindo apenas frutas o dia todo, a cada 3 horas.
  • Inclua sucos, sopas, chás em sua alimentação diária, quanto mais líquidos ingerir melhor, só evite durante as refeições com sólidos.
  • Sempre que puder, troque o arroz branco pelo integral.
  • Inclua verduras, ricas em fibras, em todas as refeições, até nos sucos, vitaminas e sanduíches.







  • Entre o leite e o iogurte, fique com o iogurte (clique neste link e aprenda a fazer iogurte em casa:
http://www.integralita.com/2013/09/consuma-iogurte-seu-intestino-agradece.html

  • Não coma nada muito quente, pelando ou muito frio, gelado. Tudo que puder ingerir à temperatura ambiente facilita a digestão.




Jogue fora
todos os seus saleiros de mesa. 

Reduza ao máximo o sal
no preparo dos alimentos.

Sal retém líquidos, 
impurezas e causa inchaço.



  • Não prepare as refeições, não sirva e principalmente não coma, se estiver sentindo irritação, raiva, nervosismo, mágoa. A energia negativa passa toda para a comida. Acalme-se primeiro.

  • mastigue!...mastigue!...mastigue!...


Tenha um maravilhoso dia e conte com este Espaço para uma Maravilhosa Vida!

Vale esclarecer: 
"Todo o conteúdo postado em Integralitá.COM ou em quaisquer dos meus demais sítios na Web objetivam tão somente esclarecimento introdutório e superficial porém sério e responsável sobre os temas abordados. São resultado de material coletado em minhas pesquisas e estudos, sob consultas e leituras advindas de fontes confiáveis, selecionadas criteriosamente, compilados e transcritos da forma mais clara e acessível possível, como acredito deve ser qualquer iniciativa de disseminação do conhecimento. Para aqueles que desejarem se aprofundar, procuro sempre que possível, citar as fontes para que prossigam a jornada com suas próprias pernas. Boa leitura, aproveite e compartilhe!Theresa Tullio


Responsável pelo Integralitá.COM:
Theresa Tullio


Theresa Tullio é Pesquisadora de Herbalismo e Herbologia, Life Coach e Orientadora Holística. Especialista nas técnicas de aplicação do Pensamento Positivo e do Segredo de Carnegie, escreve livros sobre os temas que pesquisa. Especialista em Análise de Nome Publico, estuda e pesquisa Numerologia desde 1999 e faz Mapas e Estudos Pessoais sob encomenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, gostou? Antes de sair, por favor, diga algo a respeito, deixe uma opinião, compartilhe o que pensa, escreva seu comentário e, antecipadamente, muito obrigada! Erva, Flor, Reza e Amor, que a Boa Magia se faça em sua Vida! Boa Sorte! Theresa Tullio.