v Higiene do Sono - INTEGRALITÁ HOLÍSTICA

Higiene do Sono


A cura da insônia sem remédios

Darei continuidade ao artigo anterior, complementando as dicas de hábitos simples para um sono de qualidade.


O termo Higiene do Sono surgiu na década de 1970, popularizado pelo médico americano Peter Hauri, considerado uma autoridade mundial em distúrbios do sono.


O objetivo da terapêutica proposta pelo dr.Hauri e seguida por profissionais que trabalham com a Higiene do Sono é a autocura; o próprio paciente orientado por seus médicos e terapeutas alcança a cura de sua insônia adotando rotinas e hábitos por eles indicados, com muito sucesso nos casos menos crônicos e graves, dispensando completamente o uso de medicamentos.

Seguem as dicas:


Muita gente não consegue dormir porque não tem hora para acordar. Independente de ter compromissos cedo ou não, saia da cama sempre no mesmo horário, se precisar, use despertador. Esta medida já ajuda bastante que o sono chegue mais cedo. 




E à hora que sentir sono, vá dormir! Não brigue com o sono porque quer chegar ao final do capítulo do livro ou por causa da programação da TV.


Pratique atividades físicas regularmente durante o dia, de preferência corrida ou caminhada. Movimenta o corpo e acalma a mente.


Mesmo que esteja fazendo muito calor, evite o banho frio antes de ir para a cama; dê preferência ao morno, pois relaxa. Pelo menos, como dizem os mais velhos, "quebre a friagem".




Aliás, o ambiente mais fresco no quarto relaxa também. A temperatura ideal para atrair o sono com facilidade é 23°.  Mantenha sempre janelas abertas e ao menos um ventilador ligado no calor. 


O óleo essencial de lavanda é calmante, pingue no travesseiro. Uma gotinha basta.




Se você pertence ao grupo dos "ligados 24 hs por dia", não brigue com sua mente; providencie para seu criado mudo um pequeno abajur ou luminária suave, com interruptor ao alcance da mão e um pequeno gravador (caso seu celular não disponha da ferramenta)  ou caderninho de notas e caneta. Você relaxará com mais facilidade sabendo que não precisa se preocupar em esquecer nada pois tem à mão apetrechos para registrar ideias e compromissos.


A iluminação suave ajuda muito a melatonina a induzir seu organismo ao sono. Se 1 hora antes de ir para a cama você puder diminuir a iluminação da casa toda, faça-o; se não for possível, amenize ao menos as luzes do quarto.




Segundo a Ayurvédica - medicina indiana - a combinação de uma xícara de leite morno com pitadas de cardamomo e noz moscada em pó (você encontra os dois em lojas de produtos árabes) aquieta a mente e ajuda a preparar o corpo para o descanso.




Sons suaves, em volume baixo e confortável, em gravações com o som da chuva, marulhar das ondas, água na fonte ou cantos de pássaros  também funcionam como aliados para você "se desligar do mundo lá fora". 





Tenha um maravilhoso dia e conte com este Espaço para uma Maravilhosa Vida!


Responsável pelo Integralitá Holística:
Theresa Tullio


Theresa Tullio é Pesquisadora de Herbalismo e Herbologia, Life Coach e Orientadora Holística. Especialista nas técnicas de aplicação do Pensamento Positivo e do Segredo de Carnegie, escreve livros sobre os temas que pesquisa. Especialista em Análise de Nome Publico, estuda e pesquisa Numerologia desde 1999 e faz Mapas e Estudos Pessoais sob encomenda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do tema? Diga algo a respeito. Ei! Antes de passar para outro artigo, por favor, deixe uma opinião, compartilhe o que pensa, escreva seu comentário. É rapidinho e essencial para enriquecer o conteúdo de nosso blog! Boa sorte! Muito obrigada, Theresa Tullio.