v Pirâmide Alimentar Brasileira - INTEGRALITÁ.COM

Pirâmide Alimentar Brasileira


os 8 Grupos de Alimentos


Guia com os alimentos para incluir no prato diariamente, quantidades para uma dieta balanceada em torno de 2.500 kcal/dia  e valores calóricos das porções.


O significado da palavra alimentação já diz tudo: alimentar vem do latim alere: nutrir,sustentar, fazer crescer; fornecer ao organismo os nutrientes necessários à sua manutenção. Como não existe nenhum alimento completo que forneça todos os nutrientes que precisamos, é necessário combinar os grupos de alimentos. 

Mesmo não incluídos na maioria das imagens de Pirâmide Alimentar, A ÁGUA E OS LÍQUIDOS formam a verdadeira base e a quantidade recomendada é de 6 a 8 copos por dia, em torno de 2 litros.

Passamos aos Energéticos, que nos fornecem a energia dos carboidratos:
1. pão, macarrão, massas, raízes, tubérculos: 6 a 8 porções por dia, cada uma valendo em torno de 150 kcal.

Depois os Reguladores, amigos do nosso intestino, que trazem água, as fibras, e nos fornecem sais minerais e vitaminas:
2. verduras e legumes: 3 porções por dia, cada uma valendo em torno de 15 kcal.
3. frutas e sucos naturais de frutas: 3 porções por dia, cada uma valendo em torno de 70 kcal.

Chegamos aos Construtores, fornecedores das proteínas e das fibras, do cálcio, e ainda ferro e zinco:
4. leite e seus derivados como queijos e iogurtes: 3 porções por dia, cada uma valendo em torno de 120 kcal.
5. ovos e carnes em geral: 1 a 2 porções por dia, cada uma valendo em torno de 190 kcal.
6. leguminosas como feijões, soja, ervilha, lentilha: 1 porção por dia, valendo em torno de 55 kcal.

Para fornecer uma "energia extra" as gorduras e colesterol que servem de transporte às vitaminas A,D,E e K; mas que requerem muito cuidado na quantidade consumida assim como os doces, que fornecem muita caloria para a quantidade de nutrientes que carregam.
7. óleos e gorduras: 1 a 2 porções por dia, valendo em torno de 120 kcal.
8. açúcares, doces, balas, chocolates, salgadinhos: 1 porção por dia, valendo em torno de 110 kcal.

Atenção: frutas, verduras e legumes devem compreender um total mínimo de 400 gramas por dia.

É útil informar-se para ter um parâmetro do que seria uma alimentação adequada, mas não dispense uma consulta com um nutricionista; só um profissional pode adequar as quantidades de cada grupo às suas necessidades de acordo com sua rotina diária.




Tenha um maravilhoso dia e conte com este Espaço para uma Maravilhosa Vida!

Vale esclarecer: 
"Todo o conteúdo postado em Integralitá.COM ou em quaisquer dos meus demais sítios na Web objetivam tão somente esclarecimento introdutório e superficial porém sério e responsável sobre os temas abordados. São resultado de material coletado em minhas pesquisas e estudos, sob consultas e leituras advindas de fontes confiáveis, selecionadas criteriosamente, compilados e transcritos da forma mais clara e acessível possível, como acredito deve ser qualquer iniciativa de disseminação do conhecimento. Para aqueles que desejarem se aprofundar, procuro sempre que possível, citar as fontes para que prossigam a jornada com suas próprias pernas. Boa leitura, aproveite e compartilhe!Theresa Tullio


Responsável pelo Integralitá.COM:
Theresa Tullio


Theresa Tullio é Pesquisadora de Herbalismo e Herbologia, Life Coach e Orientadora Holística. Especialista nas técnicas de aplicação do Pensamento Positivo e do Segredo de Carnegie, escreve livros sobre os temas que pesquisa. Especialista em Análise de Nome Publico, estuda e pesquisa Numerologia desde 1999 e faz Mapas e Estudos Pessoais sob encomenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, gostou? Antes de sair, por favor, diga algo a respeito, deixe uma opinião, compartilhe o que pensa, escreva seu comentário e, antecipadamente, muito obrigada! Erva, Flor, Reza e Amor, que a Boa Magia se faça em sua Vida! Boa Sorte! Theresa Tullio.