v Série Mantras Om Gam Ganapataye Namaha - INTEGRALITÁ.COM

Série Mantras Om Gam Ganapataye Namaha


Mantras.

Sílabas Sagradas de Paz 
pode fazer quantas vezes desejar
você pode cantar ou recitar
em qualquer lugar
clareia a mente
equilibra
aquieta
acalma
conheça 
Os Mantras


Om Gam Ganapataye Namaha


4º Mantra: Om Gam Ganapataye Namaha
pronuncie: om gam ganapataie namarrá


Saudação invocando Ganapati, um dos nomes do Deus Ganesha, para remover todo tipo de obstáculo, seja emocional, material ou espiritual.

Seu significado numa tradução bem literal seria: "Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal". 

É considerado um Mantra muito poderoso e de efeito imediato. Pode ser entoado até nas situações de perigo iminente como risco de assaltos ou em situações de brigas e conflitos nas quais considere-se correr risco de vida. 


Um leitor de nosso blog enviou-nos uma dúvida que consideramos enriquecedora para adicionar ao original da publicação. Sua questão:

"Qual a diferença entre os mantras om gam ganapataye namo namaha e om gam ganapataye namaha ?"

Nossa resposta: 
Na verdade, o significado é o mesmo.

  • Om é o bija para Brahman e Gam é o bija para o Senhor Ganapati (Lord Ganesha);
  • Namaha significa rendição ou saudação, mostramos assim "nos prostrarmos diante de..."; 
  • Usamos namo ou nama com a mesma intenção de namaha (ou namah), ou seja, quando você pronuncia namo a uma divindade, está fazendo um voto, é uma homenagem àquela divindade sagrada.
  • Unindo namo e namaha ao entoar um mantra, reforçamos nosso amor na saudação para dar ênfase, é algo como dizer "muito muito poderoso", "poderoso dos poderosos" ou "divindade das divindades". Mas tem o mesmo significado..
Assim como entoamos "Om Gam Ganapataye Namaha" 108 vezes, repetindo a mesma frase seguidamente; no cântico "Om Gam Ganapataye Namo Namaha", três frases são adicionadas à primeira e o mantra fica assim:

"Om Gam Ganapatye Namo Namah
Shri Sidhivinayak Namo Namah
Ashtavinayak Namo Namah 
Ganapati Bappa Morya"

Onde:
  • Shri Sidhivinayak é Lord Sidhivinayak, um dos nomes de Lord Ganesha.
  • Ashtavinayaka refere-se a Ashtavinayaka yatra, uma peregrinação onde se visitam os oito mais famosos templos de Ganesha, em Maharashtra.
  • Em Ganapati Bappa Morya, dizemos "Amado Ganapati oramos para lhe rogar que voltemos no próximo ano cobertos de amor e bênçãos". Trata-se de um cântico muito popular que se entoa no Festival Anual de Ganesha rogando bençãos de proteção até voltar no próximo ano.




Você pode imprimir a imagem com o Mantra "Om Gam Ganapataye Namaha" e carregá-la consigo para entoar nos momentos em que precisar recorrer à Ganesha para pedir proteção.

Basta repeti-lo pausada, concentrada e incessantemente.Para usufruir do máximo de proteção, não esqueça, recomenda-se repetir 108 vezes.



A origem dos mantras (man=mente e tra=entrega) remonta a 3.000 anos antes de Cristo e são extraídos dos Vedas, os livros sagrados indianos.

A concentração na repetição dos Mantras quebra o fluxo da desordenado de nossos pensamentos, na corrente incessante que é... a nossa cabeça!

Para os hindus eles ativam a comunicação e nossa ligação com o Divino, abrindo nossas mentes e nosso coração. Uma oração como deve objetivar qualquer oração...

Algumas correntes acreditam em poderes concedidos ao pronunciarmos os mantras, cada um trazendo os benefícios de acordo com as palavras recitadas.

Para quem está iniciando na prática, os benefícios sentidos mais rapidamente são o a tranquilidade e a paz imediata, logo nas primeiras vezes.

Há mantras para buscar equilíbrio em tudo que precisamos: aliviar o peso interior, acalmar, regozijar-se em alegria, conforto, disposição, ânimo para a vida...

Tenho praticado e quanto mais pratico mais quero praticar, sinto a cada dia mais benefícios!

Meditar com certeza faz parte da Vida Holística, experimente e compartilhe!


Tenha um maravilhoso dia e conte com este Espaço para uma Maravilhosa Vida!

Vale esclarecer: 
"Todo o conteúdo postado em Integralitá.COM ou em quaisquer dos meus demais sítios na Web objetivam tão somente esclarecimento introdutório e superficial porém sério e responsável sobre os temas abordados. São resultado de material coletado em minhas pesquisas e estudos, sob consultas e leituras advindas de fontes confiáveis, selecionadas criteriosamente, compilados e transcritos da forma mais clara e acessível possível, como acredito deve ser qualquer iniciativa de disseminação do conhecimento. Para aqueles que desejarem se aprofundar, procuro sempre que possível, citar as fontes para que prossigam a jornada com suas próprias pernas. Boa leitura, aproveite e compartilhe!Theresa Tullio


Responsável pelo Integralitá.COM:
Theresa Tullio


Theresa Tullio é Pesquisadora de Herbalismo e Herbologia, Life Coach e Orientadora Holística. Especialista nas técnicas de aplicação do Pensamento Positivo e do Segredo de Carnegie, escreve livros sobre os temas que pesquisa. Especialista em Análise de Nome Publico, estuda e pesquisa Numerologia desde 1999 e faz Mapas e Estudos Pessoais sob encomenda.



48 comentários:

  1. Adorei o tema e tenho praticado e estou muito feliz com o que tenho recebido...Acredito e tenho provas na força dos Mantras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namastê, querida Nanda, mantras são instrumentos de conexão maravilhosos mesmo. Finalizei um estudo sobre eles e vou publicar muitas sugestões aqui na Revista. Grande abraço, Theresa Tullio

      Excluir
  2. Este mantra tranquiliza mesmo, Mônica feliz, porque nos banha com uma reconfortante sensação de proteção. Grande abraço, Theresa Tullio

    ResponderExcluir
  3. Namastê , Adorei o mantra !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, André, Lord Ganesha é forte sob todos os aspectos. OM SRI GANESHAYA NAMAH! Que Ganesha remova todos os obstáculos de seus caminhos. Theresa Tullio

      Excluir
  4. Adorei.. iniciei a minha interação com o yoga há 2 meses e conhecer o poder dos mantras foi fundamental para meu campo energético e mental... E o poder deste eu ainda não conhecia. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação, continue a acompanhar nossos artigos. Namastê, Theresa Tullio

      Excluir
  5. Obrigada à querida Tania que nos enviou suas belas experiências usando este poderoso mantra. Abraços, Theresa Tullio.
    "O mantra "Om Gam Ganapataye Namaha" é muito poderoso, em duas situações de emergência que usei fui abençoada. A primeira fiquei presa no banheiro. Estava sozinha em casa , fechei a porta do banheiro normalmente e quando fui sair a chave não girava, ficou emperrada, a janela era muito pequena para que eu pudesse sair , não sabia o que fazer para sair dali, tinha que ir para o trabalho e o tempo estava passando, fiquei por um tempo sem saber o que fazer, até que lembrei do mantra do Ganesha, sentei no vaso e começei a entoar o mantra por uns vinte minutos. minha mente foi aquietando eu fui me acalmando fui até a porta girei a chave e ela se abriu prontamente. Até hoje, funciona perfeitamente!

    A segunda vez.
    Estava no consultório odontológico, havia caido um dente do meu implante o e a dentista não conseguia desencaixar o pino da raiz, para colocar o dente novamente é um trabalho horrivel, eu já não aguentava mais ficar com a boca aberta e ela como uma encanadora dentro da minha boca, tentando soltar o parafuso. De repente, me lembrei do Mantra e começei a mentalizar, não levei mais que alguns minutos de mentalização, de repente ele se soltou e ela conseguiu restaurar o implante.
    Tenho certeza que nas duas situações o poder do mantra se fez. Om Gam Ganapataye Namaha!!!!

    Atenciosamente,
    Tania Maria Maciel Mattar"

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Querido Andre Luis Andrade: Divulgar os mantras e suas benesses é uma das bases de nossa Revista, continue acompanhando as publicações. Namastê e abraços fraternos, Theresa Tullio

      Excluir
  7. Olá! Gostaría de saber a diferença entre os mantras: om gam ganapataye namo namaha e om gam ganapataye namaha. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo: gratidão pelo comentário abordando a diferença entre om gam ganapataye namo namaha e om gam ganapataye namaha. É tão providencial que decidí incluir a resposta no corpo do proprio texto da publicação, para compartilhar com todos os leitores da Revista. Obrigada, espero que lhe deixe feliz. Theresa Tullio

      Excluir
  8. e comum dar dor de cabeça nos primeiros dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo anônimo, não, não é comum e não há como entoar mantras dar dor de cabeça. Respire fundo e repita o mantra sem forçar nada, nem respiração, nem o fechar os olhos, nem voz, tudo deve ser suave e natural. Faça em momentos e ambientes diferentes no dia, com certeza é o ambiente ou o momento escolhido que estão resultando em dor de cabeça. Espero ter ajudado a elucidar seu problema e volte a fazer contato caso julgue que possa ser-lhe útil. Abraços, Theresa Tullio

      Excluir
  9. Ouvi dizer que este mantra quebra os obstáculos e limpa as memórias passadas como os traumas de infância. E verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo anônimo. A proposta quando entoamos o mantra é invocar a Ganesha para que remova qualquer obstáculo que esteja nos causando infelicidades, sofrimentos ou atrasos em nossa trajetória. Se há memórias e traumas que precisem ser libertados para conseguirmos prosseguir, com certeza Ganesha ajudará na libertação. Caso precise de mais ferramentas para libertar-se de memórias e traumas, por favor me envie e-mail para theresatullio@integralita.com que terei prazer em ser útil e enviar-lhe algumas sugestões de práticas e exercícios bem simples. Abraços, Theresa Tullio

      Excluir
  10. Parabéns! Gostei bastante, ja senti a diferença.
    Começei a entoar o mantra, e minha apresentação na escola que antes me preocupa muito foi excelente e muito elogiada. Outra situação que fiz uma prova não achei que fui bem e fiquei triste mas ao olhar minha nota, fiquei muito feliz havia tirado 30 de 30. rsrs E sem contar na paz enorme que sinto.Recomendo a todos esse mantra muito saudavel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por compartilhar sua experiência e incentivar mais pessoas a usarem este mantra maravilhoso e tão eficaz. Entoando este mantra conseguimos remover até os obstáculos internos que nós criamos. Abraços e muita sorte boa em sua vida, Theresa Tullio

      Excluir
  11. Boa noite! Fiquei com um dúvida, há a necessidade de sempre entoar 108 vezes o mantra? Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana! Recomenda-se repetir 108 vezes, não é obrigatório, mesmo porque as pessoas recorrem a este mantra em muitas situações de emergência nas quais torna-se inviável fazer repetições. mas sempre que possível, repita os mantras 108 vezes que potencializa a força. E se desejar a remoção de um obstáculo muito difícil, faça 108 vezes por 48 dias seguidos sem falhar nenhum. Abraços e muita boa sorte para você! Theresa Tullio

      Excluir
  12. Nasmastê, Thereza.
    Gosto muito deste mantra e as vezes o escuto sem pensar em algum problema específico. Ainda assim ele age sobre você se nao estivermos pensando no obstáculo específico?

    Outra dúvida é se tem problema escutar/entoar mantras enquanto se dirige o carro :)

    Muito obrigada!
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana! Mantras também são formas de relaxar, mas este mantra é muito poderoso, chamou por Ganesha, Ganesha atende. Então, sempre que ouvir o mantra, diga de vez em quando "Lord Ganesha, remova todos os obstáculos de meu caminho" ou "Lord Ganesha, estou sob tua proteção" ou simplesmente agradeça! Diga "Gratidão Gratidão Gratidão Ganesha em minha vida". Não deixe de aproveitar cada oportunidade de conectar-se com Lord Ganesha! namastê, Theresa

      Excluir
  13. Oi bom dia Thereza!
    Os mantras devem ser pronuciados ou podemos somente repeti-Los em pensamento?
    Existe aguma diferença?

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bom Dia para você também amigo Roberto. Se a situação permitir, recite, o recitar é um cântico harmonizador de energias e ajuda no alinhamento da energia do que se almeja. Como eu explico na postagem: "a concentração na repetição dos Mantras quebra o fluxo da desordenado de nossos pensamentos". Mas se não for possível, faça em silêncio e recitando as palavras em sua mente, vendo-as passar como num letreiro de filme. Sua conexão com Ganesha se dá a partir do momento que você chama por ele e se concentra em sua imagem tão especial. Boa sorte! Theresa Tullio

    ResponderExcluir
  15. Olá! Os últimos meses têm sido bastante difíceis para mim, tenho sentido 1 carga pesada, em vários aspetos da minha vida, energia lá em baixo... Hoje enquanto trabalhava tentei encontrar músicas para apazigar a mente e o coração, e tentar concentrar. Sem "querer" encontrei 1 vídeo no YouTube com esse mantra:
    OM GAM GANAPATAYE NAMAHA SHARANAM GANESHA. Fui repetindo a tarde toda, mesmo sem saber o significado. O certo é q me sinto outra, a minha energia mudou muito, até me sinto mais forte. Sempre acreditei no poder da vibração e do som, mas foi poderoso, será possível? Gratidão Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda, Joana, claro que é possível! GANESHA SHARANAN, SHARANAN GANESHA, GANESHA SHARANAN, SHARANAN GANESHA!!! obrigada por compartilhar sua experiência de vitória conosco! Você precisava de ajuda, e quando procurou apaziguar a mente para renovar sua energia você foi atendida! Ganesha remove os obstáculos, mesmo que sejam obstáculos internos. Conforme você foi repetindo, sua energia foi sendo renovada e a poluição de seu astral sendo removida!
      Receba meu abraço e que muitas bênçãos derramem-se sobre sua vida!
      Theresa Tullio

      Excluir
  16. Olá, parabéns pelo lindo trabalho. Li um depoimento em um site que se deve repetir o mantra por 40 dias, está correto. Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelos gentis elogios ao trabalho!
      Na verdade o ideal é repetir por 48 dias.
      Receba meu abraço,
      Theresa Tullio

      Excluir
  17. Olá, parabéns pelo lindo trabalho. Li um depoimento em um site que se deve repetir o mantra por 40 dias, está correto. Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dione, obrigada pelos gentis elogios ao trabalho!
      Na verdade o ideal é repetir por 48 dias.
      Receba meu abraço,
      Theresa Tullio

      Excluir
  18. Olha... Não sei nem como agradecer e como explicar a força desse mantra. É algo surreal mesmo. Estou passando por um momento de total desequilíbrio, onde nenhuma porta se abria, onde estava realmente muito difícil enxergar a luz no fim do túnel... Momento em que vc começa a questionar a própria fé. Sem esperança, sobrecarregada, cansada, apática, no escuro, perdendo peso, alma doente, sem saída, querendo desistir da vida, me abandonando, fugi dos meus amigos... Enfim... Uma serie de coisas. Comecei ontem esse mantra, hein... Ontem. Antes de dormir, coloquei um copo de água ao lado da cama, acendi um incenso e comecei a entoar. No fim, eu já senti uma energia diferente, parece que a angústia do peito entrou em suspensão. Comecei o mantra chorando aflita, acabei o mantra sem lágrimas e consegui dormir tranquila. Acordei hj com uma solução em mente, busquei a solução e agora no fim do dia, ganhei oxigênio e um sopro de esperança. A fé move qualquer coisa se vc acreditar. Nada é pesado demais que não possa ser erguido. Se VC não levanta o peso sozinho, tenha certeza de que alguem pega na outra ponta e te ajuda a levantar. Passamos por coisas que temos que passar, não adianta. Pq daí tiramos um aprendizado e ganhamos um pontinho de luz para que na próxima página, possamos voltar sem dever nada. Natural cair, mas o importante é como e o que VC faz pra levantar. E o mais importante que tiro dessa lição é: sejamos honestos com nós mesmos, vigie sua atitude para com o próximo, seja verdadeiro acima de tudo. O universo nos presenteia com aquilo que já é seu. Chegamos nessa vida com um acordo já feito, então, precisamos passar por certas coisas. Felicidade não é um sentimento, é um estado. E hj, estou feliz. Eu sou luz, meu próximo é luz, eu me perdôo, eu perdôo o próximo. Thereza Tullio, gratidão pelo esclarecimento sobre esse mantra. Meu abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço de todo coração compartilhar conosco sua experiência. Desejo toda a boa sorte e Luz em seu Caminho, Theresa Tullio

      Excluir
  19. olaaa boa noite....me identifiquei por demais com este mantra....este jeitinho que entoado,to simplesmente apaixonada...da vontade de sair dançando....gostoso demais....obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma sugestão: Primeiro você entoa as 108 concentrando-se na meditação. Quando finalizar a meditação, alongue-se, respire, sorria para Ganesha e dance, flor! Se dançar suave e deixar fluir com a gratidão, Ganesha aprovará. Jaya Ganesha

      Excluir
  20. Olá Boa noite desde já muito obrigado por esclarece minha dúvidas . tenho muito problema pra me concentra como posso fazer pra não me perde na contagem das 108 vezes? E se eu passa de 108 isso ira ter interferência?

    ResponderExcluir
  21. Olá, Anjo! Não há problema algum em perder a contagem ou contar a mais, o importante para a Luz é o bom coração, a boa intenção, a alma limpa. Mas é fácil não se perder. Se puder, adquira um japamala, toda casa de produtos esotéricos vende, tem com 108 e com 54 contas. Mas há uma forma bem simples de não se perder: Pegue um pedaço longo de barbante e dê 108 nozinhos e use como usamos com os terços nas igrejas para contar as Ave-marias. Boa sorte! Theresa Tullio

    ResponderExcluir
  22. Olá. Estou buscando a tradução e significado desse mantra. Gostaria de sabera tradução e a diferença entre Om Gam Ganapataye Namaha e Sharanam Ganesha. Gratidão pelos esclarecimentos anteriores e Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana! tudo bem? Vamos lá. O amado Lord Ganesha, é extremamente PROTETOR e principalmente um poderosíssimo REMOVEDOR DE OBSTÁCULOS. Use um mantra para pedir colo e proteção e o outro para pedir que Ganesha remova os obstáculos.
      Quando dizemos ou pensamos "Sharanan Ganesha", estamos pedindo de coração: "Lord Ganesha, eu o saúdo, poderoso Ganesha, por favor permita que me refugie em ti para meu consolo, para que eu supere as dificuldades. Ganesha, seja meu refúgio": Ganesha Sharanam Sharanam Ganesha Gan Gan Ganapati Sharanam Ganesha Jay Ganesha Jaya Jaya Gananatha! E recebemos seu lindo colo, nos sentimos abraçados, protegidos e renovados.
      Já o mantra Om Gam Ganapataye Namaha (ou Om Gam Ganapataye Namo Namaha) é um dos cânticos a Ganesha mais conhecidos, remove qualquer tipo de obstáculo e abre qualquer tipo de porta. Quando entoamos este mantra, estamos dizendo: "Senhor Ganapati (Ganapati é um dos inúmeros nomes de Lord Ganesha), eu me prostro diante de ti, ó muito muito poderoso" e é usado nas situações em que precisamos remover todo tipo de obstáculo, seja emocional, material ou espiritual.

      Excluir
  23. Já faço o Gayatri Mantra há um tempo e percebi seus efeitos na primeira semana. Agora iniciarei o mantra para Ganesha.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Que linda! Para receber o máximo de força deste maravilhoso avatar, recite os mantras 108 vezes. Faça isso com qualquer mantra que escolher, pois com esta sequência você forma uma mandala e sua mentalização adquire o poder máximo.
      Às terças feiras concentre-se com mais dedicação, pois é o dia da semana dedicado a Ganesha.
      Boa Sorte e chuvas de Bênçãos a ti, Theresa Tullio

      Excluir
  24. Boa noite. Sem palavras pra descrever o quanto esse mantra modificou as energias da minha vida. Uma dúvida. To na ultima semana dos 48 dias, e de uns dias pra ca tenho lacrimejado durante a pratica do japamala. Tem algum significado? Gratidao namaste. Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Ju. Lord Ganesha é muito generoso. Sua aplicação nas repetições por estes dias todos ajudou a fazer uma faxina emocional e kármica. Lacrimejar e até chorar em séries de mantras é uma bênção, flor, Ganesha está removendo não só os obstáculos de seus caminhos mas principalmente seus obstáculos internos. Jaya Ganesha, gentil e querido. Abraços, Theresa Tullio

      Excluir
  25. Oi, adorando saber tudo isso. Caso eu tenham mais de 1 obstáculo para superar devo fazer o mantra para cada situaçao?

    ResponderExcluir
  26. Olá, não é necessário um mantra para cada situação, Ganesha limpa, remove tudo que atrapalha em conjunto, boa sorte! Theresa Tullio

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito a partir de hoje iniciarei o mantra pous ha muitos obstáculos em minha vida sera wue bou conseguir pous sou muito inquieta nao consigo me concentrar em nada. Pir fsvor me ajude Tereza como fazer pra me concrntrar?

    ResponderExcluir
  28. Olá, amada. quando começar, sua mente ainda estará bem inquieta, mas não se frustre, conforme for praticando com frequência, o nível de excitação vai baixar. E quando fizer os pedidos a Lord Ganesha, peça que ele remova os obstáculos do Caminho de sua calma interior. Ele vai ajudar você, bjs! Theresa Tullio

    ResponderExcluir

Ei, gostou? Antes de sair, por favor, diga algo a respeito, deixe uma opinião, compartilhe o que pensa, escreva seu comentário e, antecipadamente, muito obrigada! Erva, Flor, Reza e Amor, que a Boa Magia se faça em sua Vida! Boa Sorte! Theresa Tullio.