v Meditar é muito simples e qualquer pessoa pode fazer! - INTEGRALITÁ.COM

Meditar é muito simples e qualquer pessoa pode fazer!



Conheça a Meditação!


Corpo e mente em sintonia, 
em estado de paz e bem estar...


Pessoas de qualquer religião, seja mulher, homem, adolescente, 3ª idade, grávidas, magro, obeso, pessoas doentes, portadores de deficiência, hipertensos, quem trabalha fora, trabalha em casa, estudantes...





A meditação pode (e deve!) ser praticada por qualquer pessoa, sem contra-indicação. É extremamente acessível, muito simples, qualquer um pode aprender e fazer em qualquer lugar.

Meditar não é só para relaxar. Entre dezenas de benefícios, vou destacar alguns:


  • Combate a insônia
  • Potencializa a coordenação motora
  • melhora a memória
  • combate o estresse
  • reduz o risco de enfarto
  • é coadjuvante de sucesso no tratamento contra o câncer
  • reduz o risco de derrames cerebrais
  • fortalece o sistema imunológico
Monja Coen, uma referência em Zen-Budismo no Brasil, ensina que a meditação pode estar presente também em qualquer atitude do dia a dia: -"o prestar atenção ao que faz já é meditar" diz. Ao beber um copo d'água, por exemplo, sinta o refrescar na boca, a temperatura do líquido, use o barulhinho da água enchendo o copo para respirar fundo... Isso também é meditar...

Muitos "não praticantes" pensam que para meditar obrigatoriamente deve-se sentar em posição de lótus e em função de restrições físicas desanimam em aprender.

O ritual tradicional ensinado pelos mestres, de sentar com as pernas cruzadas, coluna ereta e olhos fechados, não é uma postura obrigatóriaobjetiva disciplinar nossa mente para o exercício, e se você conseguir disciplinar-se, pode sentar-se do jeito que achar mais confortável.


Um Mestre muito bem humorado disse em uma entrevista:

- "Se passar o dia inteiro sentado e quieto transformasse alguém em sábio, todos os sapos seriam Mestres..."

Infelizmente não encontrei a revista onde lí a citação para dar-lhe o crédito...

Os monges inclusive, meditam muitas vezes caminhando, usando a técnica dos passos miúdos.


Caminhando ou em uma posição que julgue bem confortável, busque o silêncio em seu interior, preste atenção no fluxo de sua respiração... Não tem mistério! O mais importante é lembrar que o princípio da meditação é colocar corpo e mente em sintonia, em estado de paz e bem estar.

2 períodos de 15 minutos de prática por dia é o ideal para quem deseja iniciar. Mas, quanto mais tempo melhor; desde que em períodos distribuídos pela rotina diária e semanal. 


Não adianta nada passar uma manhã inteira meditando 1 vez por semana.

Aprender a meditar é rápido e fácil. Na internet há muitos sites e dezenas de vídeos de todas as linhas.

Se você tiver oportunidade, participe de aulas ao vivo. É muito importante para iniciantes ter um instrutor experiente observando postura e respiração. 

Minha sugestão é a Brahma Kumaris, acesse o site da organização: 
http://www.bkwsu.org/brazil/index_html?set_language=pt
e procure na programação quando e onde haverá aulas de meditação perto de você. Eles são pacientes e generosos; procure-os, tenho certeza que você vai gostar!

Depois que estiver dominando a técnica, principalmente a respiração, volto a dizer, é muito fácil, você poderá praticar a qualquer hora, em qualquer lugar!


Com certeza voltarei a escrever sobre esta prática; meditação é assunto para muitos artigos.

Isso é Holística, é acessível e você pode fazer!


Tenha um maravilhoso dia e conte conosco para uma Maravilhosa Vida!



Tenha um maravilhoso dia e conte com este Espaço para uma Maravilhosa Vida!

Vale esclarecer: 
"Todo o conteúdo postado em Integralitá.COM ou em quaisquer dos meus demais sítios na Web objetivam tão somente esclarecimento introdutório e superficial porém sério e responsável sobre os temas abordados. São resultado de material coletado em minhas pesquisas e estudos, sob consultas e leituras advindas de fontes confiáveis, selecionadas criteriosamente, compilados e transcritos da forma mais clara e acessível possível, como acredito deve ser qualquer iniciativa de disseminação do conhecimento. Para aqueles que desejarem se aprofundar, procuro sempre que possível, citar as fontes para que prossigam a jornada com suas próprias pernas. Boa leitura, aproveite e compartilhe!Theresa Tullio


Responsável pelo Integralitá.COM:
Theresa Tullio


Theresa Tullio é Pesquisadora de Herbalismo e Herbologia, Life Coach e Orientadora Holística. Especialista nas técnicas de aplicação do Pensamento Positivo e do Segredo de Carnegie, escreve livros sobre os temas que pesquisa. Especialista em Análise de Nome Publico, estuda e pesquisa Numerologia desde 1999 e faz Mapas e Estudos Pessoais sob encomenda.